Clinica Respirare

Espirometria

O exame de espirometria mede os fluxos e volumes expiratórios e inspiratórios. Conhecido como o “exame de sorpo”, a espirometria mede a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões. 


Como é realizado o exame

O paciente permanece sentado em uma cadeira confortável e deverá soprar através de um bocal conectado ao espirômetro.

É usado clipe nasal para impedir a passagem de ar pelas vias aéreas superiores, garantindo que toda respiração seja feita pela boca e tenha que passar pelo espirômetro que faz as medições.

Durante o exame de espirometria será alternativamente pedido ao paciente que respire tranquilamente por algum tempo, que encha o pulmão completamente e depois assopre com o máximo de força e rapidez possível durante pelo menos 6 segundos sem parar para esvaziar completamente os pulmões e medir o ar liberado.

O teste poderá ser repetido, depois de aplicado ao paciente uma medicação broncodilatadora, geralmente sob a forma de spray nos casos de exames clínicos.

Nestes casos, chamamos de Espirometria com broncodilatador onde a intenção do exame é investigar doenças como por exemplo: asma, bronquite, enfisema e obstrução de vias aéreas.

 

Cuidados antes de realizar o exame

O paciente deve estar em repouso por cinco a dez minutos antes do exame.

Não devem ser usados chás, cafés ou bebidas alcoólicas cerca de seis horas antes do início do exame.

A maioria das medicações de outras especialidades pode continuar sendo utilizada, devendo-se suspender por quatro horas o uso de broncodilatadores de ação rápida e por doze horas os de ação prolongada.

Não se deve fumar nas duas horas que antecedem o exame.