Clinica Respirare

Eletrocardiograma – ECG

O que é Eletrocardiograma e para que serve?

O exame ECG, como é chamado, avalia a atividade elétrica do coração. São fixados eletrodos na pele para a realização do exame, sendo possível detectar o ritmo do coração e o número de batimentos cardíacos por minuto (bpm).

Com o exame é diagnosticado a existência ou não de problemas cardíacos, como por exemplo:

• Infarto do miocárdio;
  • Distúrbios na condução elétrica do órgão;
  • Problemas nas válvulas do coração;
  • Hipertrofia das câmaras cardíacas – átrios e ventrículos;
  • Infarto em situações emergenciais;
  • Doenças genéticas;
  • Doenças transmissíveis (Doença de Chagas).
  • Patologias coronarianas;
  • Doenças que isolam o coração – derrame pericárdico ou pneumotórax;
  • Irregularidades no ritmo cardíaco (arritmia), seja por um coração acelerado (taquicardia), devagar (bradicardia) ou fora do ritmo;
  • Pericardite – Inflamação da membrana que envolve o coração;
  • Aumento de cavidades cardíacas;

O eletrocardiograma (ECG) pode ser usado também para verificar outras doenças, como:

• Tabagismo;
  • Histórico familiar de doença cardíaca precoce;
  • Pressão alta (hipertensão);
  • Diabetes;
  • Colesterol alto;

O eletrocardiograma é realizado de forma simples e rápida, totalmente externo e não invasivo. Para realizar o exame, o paciente permanece deitado em repouso em uma maca, durante 5 minutos antes do procedimento, para que não ocorra nenhum tipo de influência externa, como atividade física ou tabaco. Ideal que o paciente esteja em jejum.

Posteriormente, colocam-se eletrodos na região do peito (parede torácica anterior), nos punhos e tornozelos. É aplicado um gel sobre estes dispositivos para facilitar a medição da corrente elétrica. A região deve ser depilada, bem como utilizar álcool quando houver muita oleosidade na pele. A atividade elétrica do coração será registrada pelo eletrocardiógrafo, conectado aos eletrodos por meio de fios. O tempo de duração do exame é de aproximadamente 5 a 10 minutos, e não há pré-requisitos para realizar. No entanto, o paciente deve informar ao médico quais medicações está fazendo uso, pois dependendo da medicação podem ocorrer alterações no exame.